quarta-feira, 26 de agosto de 2009

25 de Agosto - Dia do Soldado



O dia do Soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias - lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
Soldado é uma graduação do fundo de hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius ( alguém que é pago para servir ).
No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas ( Marinha, Exército ou Aeronáutica ). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
Ao longo do século XX , o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 07 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Fonte: Patrícia Lopes - Equipe Brasil Escola
Postado por Edni, às 06:27

Nenhum comentário: