sábado, 3 de outubro de 2009

Internet: Amiga ou Inimiga da educação ?


A internet, muitas vezes, é vista como inimiga da educação. Retratada como um ambiente descontrolado onde sobra material pornográfico, inutilidades e artigos de cultura inútil. Mas alguns profissionais, atualizados com as evoluções no mundo da comunicação e da web, enxergam esse mundo possível com outro olhar: nessa terra sem lei, sobram oportunidades, mesmo que anárquicas, de conhecimento, ferramentas usáveis na sala de aula e fora dela, úteis na hora de manter o aprendizado dos alunos em momentos de diversão e descontração.

A Wikipédia é um dos exemplos mais claros de como o digital pode favorecer o conhecimento e o desenvolvimento intelectual. Com 7, 5 milhões de artigos, o site colaborativo pode ser alterado por qualquer um e se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O site possui vários portais de contéudo educativo com materiais de Arte, História, Matemática e Filosofia.

Mas é importante deixar claro que a internet só é fonte de conhecimento , quando o usuário procura por esse conhecimento. Caso contrário, a criança ou o jovem desviarão de todo e qualquer contéudo interessante e atingirão materiais que não agregarão a sua formação.

È nesse momento que o educador entra em cena. Mostrando caminhos, abrindo trilhas pelas teias de informação e mostrando o alvo certo ao aluno.

A escola deve ultrapassar as cadeiras tradicionais e invadir o espaço eletrônico, ensinando o aluno a utilizar com consciência o mundo de possibilidades que é a internet. Não podemos esperar que uma criança de nove anos prefira o site da Tv Escola aos jogos do Cartoon Network, é função de pais e educadores mostrar que sites educativos podem ser interessantes e divertidos.

Quanto aos adolescentes, muito do que sabem sobre a internet foi aprendido de forma autodidata, e muito desse aprendizado não foca na qualidade, mas na facilidade. Um exemplo claro é o número de trabalhos feitos na base do " copia e cola ". Esse mau hábito pede por reeducação, conscientização dos jovens, no sentido de que o aprendizado acontece superficialmente com um método no qual uma pesquisa acontece apenas com um clique do mouse, e não com o bater do teclado e do giro do pensamento.

Cabe aos pais e educadores, a partir das informações aqui contidas e em outros inúmeros artigos sobre internet e aprendizado, decidirem como usar essa poderosa ferramenta, a favor ou contra, amiga ou inimiga da educação e do desenvolvimento intelectual de seus filhos e alunos.

Fonte: Roberto Shiniyashiki- Consultor, palestrante e diretor da sociedade Cre Ser.

Postado Por Edni, às 19:00

Museu de Arte de São Paulo - MASP

O Museu de Arte de São Paulo foi inaugurado no dia dois de outubro de 1947 por Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários e Emissoras Associados e pelo professor Pietro Maria Elardi, jornalista e crítico de arte na Itália, recém chegado ao Brasil. O museu foi erguido no antigo Belvedere do Trianon, que foi demolido para a realização da 1ª Bienal Internacional de Arte em São Paulo ( 1951 ).

A arquitetura da construção, projetada por Lina Bo Bardi, exigia uma estrutura avançada, já que propunha um desenho ousado. O corpo principal do museu seria sustentado por quatro grandes pilares laterais, com vão livre de 74 metros.

Hoje, o MASP é um dos cartões-postais da cidade de São Paulo.

Entidade cultural sem fins lucrativos tem por finalidade incentivar, divulgar e amparar, por todos os meios a seu alcance, as artes de um modo geral e, em especial, as artes plásticas, visando ao desenvolvimento e ao aprimoramento cultural do povo brasileiro.
Para esse fim, mantém Pinacoteca, Biblioteca, Fototeca, Filmoteca, Videoteca, Cursos de Artes e serviço educativo de apoio às exposições, exibição de filmes e concertos musicais de interesse artístico e cultural.
O MASP coloca-se como primeiro centro cultural de excelência no Brasil, pois nele foram realizados todos eventos e atividades relacionadas com arte. Atividades como pintura, escultura, gravura, arquitetura, desing, mobiliário,moda, música, dança, biblioteca, escola, teatro, cinema, work-shops, além de lançamento de livros e conferências.
O visitante pode apreciar no edifício da mais famosa avenida de São Paulo, a Avenida Paulista, obras da escola italiana como Rafael, Andrea Mantegna, Botticceli e Bellini: de pintores flamengos Rembrandt, Frans Hals, Cranach ou Memling. Entre os espanhóis estão Velasquéz e Goya.
A maior parte do núcleo de arte européia do MASP é de pintura francesa. Podemos apreciar os quatro retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, ou as alegorias das quatro estações de Delacroix. Do movimento impressionista, encontramos várias obras de Renoir, Monet, Cézanne e Degas. Dos pós-impressionistas é possível apreciar vários quadros de Van Gogh ou de Toulouse-Lautrec.
Um dos destaques do acervo é o espaço dedicado à coleção completa de esculturas de Edgar Degas. Uma coleção de bronzes, feitos em tiragem de 73 peças, só podem ser vista integralmente no MASP e em poucos museus no resto do mundo, como no Metropolitan em Nova Iorque e no Museu D' Orsay em Paris.
O MASP foi criado para ser um museu dinâmico, com perfil de centro cultural. Por isso possui espaços diferenciados para realização de exposições temporárias. O visitante sempre encontra uma novidade em sua visita ao museu, por mais frequente que seja. As exposições temporárias apresentam os mais variados temas ou suportes.
Exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura se revesam durante o ano, trazendo ao público um universo de imagens.
Ficou com vontade de conhecer???
Então anote: Av. Paulista, 1578

Postado por Edni , às 18:00