sábado, 3 de outubro de 2009

Museu de Arte de São Paulo - MASP

O Museu de Arte de São Paulo foi inaugurado no dia dois de outubro de 1947 por Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários e Emissoras Associados e pelo professor Pietro Maria Elardi, jornalista e crítico de arte na Itália, recém chegado ao Brasil. O museu foi erguido no antigo Belvedere do Trianon, que foi demolido para a realização da 1ª Bienal Internacional de Arte em São Paulo ( 1951 ).

A arquitetura da construção, projetada por Lina Bo Bardi, exigia uma estrutura avançada, já que propunha um desenho ousado. O corpo principal do museu seria sustentado por quatro grandes pilares laterais, com vão livre de 74 metros.

Hoje, o MASP é um dos cartões-postais da cidade de São Paulo.

Entidade cultural sem fins lucrativos tem por finalidade incentivar, divulgar e amparar, por todos os meios a seu alcance, as artes de um modo geral e, em especial, as artes plásticas, visando ao desenvolvimento e ao aprimoramento cultural do povo brasileiro.
Para esse fim, mantém Pinacoteca, Biblioteca, Fototeca, Filmoteca, Videoteca, Cursos de Artes e serviço educativo de apoio às exposições, exibição de filmes e concertos musicais de interesse artístico e cultural.
O MASP coloca-se como primeiro centro cultural de excelência no Brasil, pois nele foram realizados todos eventos e atividades relacionadas com arte. Atividades como pintura, escultura, gravura, arquitetura, desing, mobiliário,moda, música, dança, biblioteca, escola, teatro, cinema, work-shops, além de lançamento de livros e conferências.
O visitante pode apreciar no edifício da mais famosa avenida de São Paulo, a Avenida Paulista, obras da escola italiana como Rafael, Andrea Mantegna, Botticceli e Bellini: de pintores flamengos Rembrandt, Frans Hals, Cranach ou Memling. Entre os espanhóis estão Velasquéz e Goya.
A maior parte do núcleo de arte européia do MASP é de pintura francesa. Podemos apreciar os quatro retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, ou as alegorias das quatro estações de Delacroix. Do movimento impressionista, encontramos várias obras de Renoir, Monet, Cézanne e Degas. Dos pós-impressionistas é possível apreciar vários quadros de Van Gogh ou de Toulouse-Lautrec.
Um dos destaques do acervo é o espaço dedicado à coleção completa de esculturas de Edgar Degas. Uma coleção de bronzes, feitos em tiragem de 73 peças, só podem ser vista integralmente no MASP e em poucos museus no resto do mundo, como no Metropolitan em Nova Iorque e no Museu D' Orsay em Paris.
O MASP foi criado para ser um museu dinâmico, com perfil de centro cultural. Por isso possui espaços diferenciados para realização de exposições temporárias. O visitante sempre encontra uma novidade em sua visita ao museu, por mais frequente que seja. As exposições temporárias apresentam os mais variados temas ou suportes.
Exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura se revesam durante o ano, trazendo ao público um universo de imagens.
Ficou com vontade de conhecer???
Então anote: Av. Paulista, 1578

Postado por Edni , às 18:00


Nenhum comentário: