segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Algumas dicas para viver melhor com seus filhos...



Desde cedo, procure dar responsabilidades para seus filhos, como arrumar seus brinquedos espalhados, arrumar sua cama, cuidar do animal doméstico, comprar pão... coisas pequenas e sem risco. Isto vai lhes dar sentido de responsabilidade e ordem, além de torná-los independentes.
Não dê presentes fora de datas especiais ou por merecimento de algo conquistado. Ensine a seus filhos o valor da conquista. Tudo que é adquirido facilmente vai fazendo com que seu filho perca a motivação para conquistar, para ir atrás, para buscar. Ensine-o a lutar pelo que deseja. Exemplo: se ele(a) quer determinado brinquedo fora da data de aniversário, natal, dia das crianças, etc., faça um contrato com ele ( a ) , envolvendo algo que ele ( a ) não tem feito conforme deveria.
Deixar em ordem seus brinquedos, tirar boas notas, cuidar do animal de estimação.... Se for cumprida a tarefa em questão, num determinado período ( que não seja superior a 2 semanas ), ele terá conquistado o que deseja; caso contrário, não ceda, não lhe dê o que deseja.






Não admita birras. A palavra dos pais deve ser lei. Nunca se deve ceder diante de birras. Quando seu filho pedir algo e você achar que não deve deixar ou dar, mantenha sua palavra até o fim. Se você ceder uma vez estará mostrando o caminho para que ele consiga o que deseja, e a birra se tornará cada vez mais frequente.




Não deixe de comemorar o aniversário de seu filho. Por ser uma data muito importante, não deverá passar em branco. Não é necessário fazer uma megafesta; apenas comemore de alguma forma. Você poderá fazer seu prato predileto, ir a um restaurante com a família, fazer um bolinho e chamar os amigos, fazer um passeio, etc. O importante é comemorar a existência dele de alguma forma.



Estabeleça horários para suas atividades, como brincar, tomar banho, fazer as refeições, fazer as tarefas escolares, estudar, assistir televisão, dormir...
Toda criança necessita ser cobrada neste sentido, para saber administrar o tempo, criar disciplina e organização. A rotina faz com que a criança cresça mais segura e responsável.





Postado por Edni, às 04:55
Fonte:Por que meu filho não aprende ? Cristiane Cador Sana / Editora EKO







































































Nenhum comentário: