segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Reflexão e ação


É comum no início do ano o clima de expectativa e ansiedade nas escolas, afinal sempre há novidades na equipe docente e discente. Nesse momento é crucial o papel do coordenador pedagógico que atuará como: formador, articulador e transformador.

Como formador: sondando as reais necessidades dos professores através de relatos e observações. Assim, encontrará subsídios teóricos e práticos para que nas reuniões pedagógicas possa desenvolver temas que sejam de interesse do grupo levando-os à reflexão-ação.

Como articulador: envolvendo toda a equipe escolar no desenvolvimento de projetos pedagógicos e/ou didáticos que visem uma educação de qualidade, sendo o elo entre família-escola-sociedade.

Como transformador: estimulando em toda comunidade escolar questionamento, reflexão, criatividade e inovação, realizando mudanças curriculares necessárias.

O primeiro encontro com a equipe docente deve ser planejado de forma que:

* Novos professores sejam acolhidos;
* Todos possam expressar suas idéias;
* A divisão de turmas seja de acordo com os interesses do grupo;
* Dúvidas relacionadas a metodologia ou filosofia da escola sejam sanadas;
* Podem ser realizadas dinâmicas e vivências que visem á união e ao comprometimento com o trabalho;
* Para que haja um planejamento em conjunto e ainda sobre tempo para leituras e debates de temas atuais e relevantes, é necessário duas a três semanas de dedicação antes do início das aulas.

O mundo está mais rápido e complexo. Vivemos a " sociedade do conhecimento " com informação por todos os lados, o que acarreta uma mudança de paradigma. A educação do século 21 exige a formação integral do indivíduo, o aluno passa a ser o sujeito de sua própria história e não é admissível só acúmulo e transmissão de conhecimento.

No final do século 20, com a globalização e os avanços tecnológicos, o intelectual francês Jacques Delors produziu um dos documentos que melhor sintetizam o movimento de mudança, registrado na educação - Um tesouro a descobrir- Relatório da Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século 21 ( Editora Cortez, 1996 ). Nele, lançou os " quatro pilares da educação do século 21 ":

1- Aprender a conhecer: adquirir os instrumentos da compreensão.

2- Aprender a fazer: para poder agir sobre o meio envolvente.

3- Aprender a conviver: a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas.

4- Aprender a ser :via essencial que integra as três precedentes.

Fonte: Patrícia Lopes da Fonte, educadora especializada em pedagogia de projetos, escritora , autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação a docentes
Postado por Edni, ás 10:50

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