sexta-feira, 24 de julho de 2009

2º. Domingo de Agosto - Dia dos Pais

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto e não foi instituído apenas por motivos comerciais, como muitos pensam.
É uma data tão importante quanto o dia das Mães e surgiu em Washington, nos Estados Unidos, quando a senhora Sonora Louise Smart Dodd propôs a idéia de comemorar a data, em 1909, pois pretendia homenagear o pai, William Smart Dodd, um veterano da guerra civil. Smart, sozinho, criou os seis filhos em uma fazenda no estado de Washington, já que sua esposa falecera por ocasião do parto do sexto filho.
Reconhecendo a fibra, o caráter e a generosidade de seu pai, Sonora Louise propôs a data de 19 de junho de 1910 e, o então Presidente dos Estados Unidos, Calvin Coolidge, recomendou que todo o país participasse da comemoração. Com o passar dos anos, a idéia disseminou-se pelos outros países do mundo.
Originalmente a rosa foi escolhida como a flor oficial do dia dos pais. Os pais vivos seriam homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com rosas brancas. No ano de 1972, o Presidente Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.
No Brasil, a idéia da comemoração foi importada pelo publicitário Sylvio Bhering e, por motivos comerciais, a data foi transferida para agosto, ocorrendo sua comemoração em 14 de agosto de 1953.
Fonte: Alfabetização Lúdica - Ed. Ciranda Cultural
Postado por Edni , ás 12:55


Nenhum comentário: