Nas palavras de Emília Ferreiro, criar um ambiente alfabetizador significa organizar a sala de aula de maneira que cada sala ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimentos:
* Canto de Leitura;
* Materiais diversos com ilustrações e escritas ( jornais, revistas, dicionários, folhetos, embalagens, receitas, etc. );
* Alfabeto ilustrado;
* Sequência numérica;
* Calendário;
* Painel de aniversariantes;
* Painel de ajudantes;
* Lista de palavras.
As crianças possuem diferentes preferências por uma atividade ou outra, cada criança também apresenta um ritmo que lhe é próprio, ou seja,o desenvolvimento das suas atividades psicomotoras, de seu relacionamento com os outros, de sua fala e diversas outras formas de comunicação vão acontecendo para cada criança em épocas relativamente distintas.
As crianças reagem de forma diferente, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilado aos hábitos de trabalho que contribuem para a independência da criança.
Muitas vezes a mesma sala é dividida com turmas de outros horários. É importante que os professores entrem em acordo sobre a utilização do espaço, a fim de que um não atrapalhe o outro. Os professores poderão também desenvolver nos alunos o respeito pelo material exposto por outra turma.
Os materiais expostos nas paredes devem ter o mínimo de ordem e clareza, não devendo ter poluição visual. A sala de aula deve ser motivadora da leitura, da escrita e do manuseio do material didático.
Fonte: Alfabetização Lúdica - Ed. Ciranda Cultural
Postado por Edni, às 14:45
Nenhum comentário:
Postar um comentário