Márcia Miluzzi Alquesar
Sandra Borelli Rodrigues de Barros
" Não faças ao outro o que não queres que te façam. " Este é um dos princípios fundamentais da ética.
É igualmente justificada a afirmação: " Tudo o que fazes aos outros fazes a ti mesmo ". ( Fromm, citado por Savater/1993 ).
Resgatar é ir buscar, reaver, libertar o que estava perdido ou se está por perder.
Atualmente vive-se numa sociedade que está perdendo o discernimento, o companheirismo, a tolerância, enfim, a essência da troca moral na busca da felicidade.
Mas seria tão simples assim?...
A complexidade se dá exatamente aí. As normas e regras se sustentam nos valores criados pelos sujeitos em suas relações entre si, com a natureza, num espaço de moralidade em que aprovamos ou reprovamos os comportamentos nomeando-os de corretos/incorretos; bons/maus; verdades/mentiras; sim/não.
Esses critérios iniciam-se no primeiro núcleo social: a família
Nesse núcleo, as crianças devem aprender a praticar valores.
À medida que a criança cresce e se desenvolve, os seus núcleos vão se ampliando ( parentes, escola, colegas, outros ambientes sociais), e ela passa a questionar os valores que norteiam seu comportamento neste ou naquele núcleo, buscando o equilíbrio, que, segundo Piaget, é feito por adaptação e por organização.
A adaptação tem duas formas básicas: a assimilação e a acomodação. Portanto, cada criança constrói e reconstrói continuamente os valores que a tornam apta ao equilíbrio.
Cada valor terá significado qualificado ou quantificado conforme o costumeiro uso do mesmo nos seus relacionamentos, instalando-se o dever .
A criança aprende quando os adultos que tratam com ela agem com disciplina pessoal, solidariedade, responsabilidade e companheirismo. Ao contrário, se os adultos mostrarem a desonestidade, o desperdício, a indisciplina, não respeitando a si e aos outros, a criança só terá referências negativas.
É preciso refletir, sempre, sobre verdades, atitudes, consciência, regras, limites... e outros valores necessários na construção do indivíduo, tendo como base o primeiro núcleo a que se pertence: a família.
Fonte: Filhos: O que fazer com eles? Sugestões para acertar sempre! Susan Leibig e Luiz Felippe Matta Ramos.
Postado por Edni, às 15:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário